ALTO CAPARAÓ



Em Minas Gerais, o único acesso oficial para o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira (2.892 m) fica no município de Alto Caparaó. A recepção não poderia ser melhor nas encostas da cordilheira, um imenso coração desenhado pela natureza dá as boas vindas.
Cortado por uma imensa cachoeira, o coração parece demonstrar a hospitalidade e o carinho dos anfitriões e as emoções que serão vividas num dos mais espetaculares conjuntos naturais do Brasil.
Alto Caparaó está a 918 metros de altitude, tem cerca de 5 mil habitantes e 115 km² de área 80% de seu território é montanhoso e a cidade ainda possui 15% de sua cobertura original de Mata Atlântica. São mais de 25 mil hectares, a maioria na reserva.
Obviamente, o maior atrativo do município é o Parque Nacional, onde estão a Cachoeira Bonita, os vales: Verde e Encantado; o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal, O Pico do Calçado, Pedra do Rolador e outras montanhas.
A cordilheira forma a Face de Cristo, outro cartão-postal da cidade.
Fora da reserva, também há belos atrativos, como os poços do rio Caparaó, no bairro Vila das Hortênsias (próxima à entrada do parque), onde há piscinas naturais de até 3 metros de profundidade.
A cidade tem ainda belas igrejas, um artesanato muito variado e grandes eventos, como o aniversário de emancipação (21/12), Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição (08/12) e a Cavalgada das Amazonas.
Estrutura Turísticas:
Devido a localização privilegiada em relação ao Pico da Bandeira e à intensa movimentação turística, Alto Caparaó tem uma excelente rede hoteleira. Há quase 500 leitos nos luxuosos hotéis, aconchegantes pousadas e chalés rústicos.
Os campings oferecem lugar para mais de 200 barracas. O visitante também dispõe de restaurantes de comida típica, transporte de jeep e de mula, guias turísticos e lojas de artesanato.


Como Chegar:

Ato Caparaó está a menos de 40 km das BRs 262 (acesso a Martins Soares) e a 482 (por Espera Feliz). A Cidade fica a 330 Km de Belo Horizonte, e 250 Km de Vitória-ES e a 420 Km do Rio de Janeiro-RJ


O Observatório Astronômico.
De Alto Caparaó, dá para apreciar muito mais que o Pico da Bandeira e outras maravilhas naturais da cordilheira. Na rua Albina Monteiro, nº 49, bairro Vista Alegre, há um observatório Astronômico que está sempre com as lentes voltadas para o espetáculo do Cosmos.
O observatório montado em 2002 por um astrônomo autodidata, o dentista Hodias Miranda, que recebeu a colaboração de astrônomos da Universidade Federal de Minas Gerais.
Há mais de 50 anos que Hodias se dedica ao estudo e contemplação dos corpos celestes. Ele possui o mais telescópio refrator.apocromático particular do Brasil, instrumento de alta precisão, capaz de obter imagens fantásicas do espaço sideral.
Até hoje, entre curiosos, astrônomos amadores e especialistas, o observatório já recebeu cerca de 1.500 pessoas.
Um Século de História
A cidade foi colonizada por diversos imigrantes.
Alto Caparaó teve sua origem há pouco mais de um século (por volta de 1900), através de um povoado organizado por descendentes de imigrantes alemães, italianos, suíços e portugueses também participaram desta colonização.
Em 1948, uma contagem revelou que a vila já tinha 80 casas e 600 moradores. Naquela década o farmacêutico Inimá Novaes de Campos foi eleito vereador da primeira Câmara Municipal de Espera Feliz, cidade à qual a vila pertencia.
Filho de Alto Caparaó ele foi responsável direto pela estruração e o desenvolvimento da localidade, realizando muitas obras de urbanização, como a construção de ruas, praças, pontes, etc.
Inimá foi a primeira pessoa a propôr a criação do Parque Nacional do Caparaó, tendo, para isso, feito vários pedidos na Assembléia Legislativa de Minas e em Brasília. A instituição do Parque ocorreu em 1961.
Dois alemães, Martim Palka e Ernesto Klettmhafer foram os responsáveis pelo mapeamento da via onde seria construída a estrada entre Alto Caparaó e o Pico da Bandeira, criando assim um dos principais roteiros turísticos do Brasil.
Anos depois, Caparaó se emancipou de Espera Feliz e Alto Caparaó e o Alto Caparaó passou a pertencer ao novo município. Uma lei de 1982 mudou o nome do distrito de Caparaó Velho para Alto Caparaó.
O distrito se emancipou de Caparaó devido a vontade popular manifestada em um plebiscito de 1995. As primeiras eleições aconteceram em 96 e o município de Alto Caparaó foi instalado em 1º de janeiro de 1997.
A Cultura Religiosa
Os colonizadores se apoiavam na fé.
Uma das maiores características da população de Alto Caparaó é a fé cristã e a prática religiosa, tradição herdada dos pioneiros, em sua maioria, imigrantes europeus (alemães, italianos, suíços e portugueses). Praticamente todos os dias há atividades nos diversos templos do Centro.
As igrejas repassam os valores morais que fundamentam a vida dos moradores, mas também têm importância histórica. Elas preservam os cultos trazidos pelos colonizadores e, por muito tempo, foram as mantenedoras dos sistema educacional de Alto Caparaó.
O prIgreja Católica.jpgimeiro templo religioso do município é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída pelo padre Antônio Filizola em 1890. Pequena e com um arquitetura belíssima, a matriz é o bem maior do Patrimônio Histórico local.
Grande parte dos europeus que migraram para as várias partes do mundo praticavam as chamadas religiões protestantes, doutrinas (evangélicas) que romperam com o catolicismo no final da Idade Média, mas que também têm o Cristianismo como base.
Após a matriz, foi fundada, em 31 de julho de 1913, a Igreja Batista. A 1ª Igreja Presbiteriana foi criada em 12 de março de 1922. Mais tarde, chegaram a Igreja Brasil para Cristo, Deus é Amor e a Assembléia de Deus.
Reportagem extraída da Revista Guia Estrada de 2005
Repórter - José Carlos Carvalho - Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

Caparaó

Meu objetivo com este blog é divulgar pequenas cidades do Leste Mineiro pouco divulgadas na internet, Caparaó ou Caparaó Novo é uma das cidades que quando vamos pesquisar encontramos pouca informação. Pretendo devagarinho ir postando aqui algumas informações.

Participe enviando-me informações, fotos, casos engraçados, festas etc, sobre sua cidade, caso ela esteja no Leste Mineiro. Endereço http://caparao.blogspot.com